Vitaminas, fibras, minerais e aminoácidos estão entre os nutrientes encontrados na Goji Berry. Um verdadeiro tesouro da longevidade e bem-estar que os povos asiáticos já conhecem há milênios.
Mas será que só existem vantagens, benefícios, no consumo do fruto? Ou ele pode causar efeitos desagradáveis? É o que você vai ficar sabendo no artigo de hoje.
Sem dúvida, a Goji é um poderoso antioxidante e, entre os pontos positivos dela, está sua capacidade de combater os efeitos dos radicais livres. Ou seja, de prevenir doenças e o envelhecimento precoce.
Porém, é preciso tomar cuidado com algumas reações adversas e interações do fruto com determinados medicamentos, substâncias, fatores ou condições de saúde. Por exemplo:
Varfarina
É um fármaco anticoagulante usado no tratamento de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar. Este medicamento dilui/afina o sangue e, assim, previne a formação de coágulos sanguíneos. Por consequência, reduz o risco de derrames e ataques do coração.
Pessoas que tomam Varfarina devem comunicar ao médico a intenção de consumir Goji, pois a fruta também ajuda a afinar o sangue. Ou seja, o alimento e o remédio, juntos, podem elevar bastante o risco de hemorragias ou eventos trombóticos.
Medicamentos para pressão arterial e diabetes
São duas categorias de remédios que também podem interagir negativamente com as bagas de Goji.
É que as propriedades naturais do fruto são capazes de alterar o funcionamento do pâncreas e a produção de insulina. Portanto, os diabéticos precisam consultar seus médicos antes de ingerir a fruta asiática.
Pólen
Alérgicos ao pólen devem evitar o consumo de Goji Berry, pois a fruta é capaz de desencadear reação alérgica nesses indivíduos.
Por isso, se você tem sintomas como congestão nasal, coceira nos olhos e na pele, urticária, espirros e respiração ofegante, é recomendável interromper a ingestão do alimento e consultar imediatamente um profissional de saúde.
Hemofílicos e idosos
O aumento do fluxo de sangue, provocado pelo consumo das bagas de Goji, pode potencializar o risco de hemorragia nos idosos e hemofílicos devido à presença de atropina.
Encontrada em diferentes quantidades na Goji, esta substância, quando em excesso, está ligada a efeitos colaterais como tonturas, visão borrada, náuseas, desconforto ocular (luzes brilhantes, por exemplo) e até alucinações entre pessoas da terceira idade.
Gestantes
A Goji Berry contém grandes quantidades de selênio, podendo representar um risco considerável para os fetos. Portanto, grávidas devem ter cautela na ingestão da fruta, consultando o médico antes de incluir o alimento no cardápio.
Além disso, o excesso de selênio costuma provocar: cansaço muscular, queda de cabelo, dermatite, enfraquecimento das unhas e congestão vascular interna.
Problemas digestivos
Existem relatos de distúrbios digestivos leves logo no início do consumo de Goji Berry entre algumas pessoas. Geralmente, os sintomas são: indigestão, diarreia, vômitos e náusea.
E mais: reação alérgica às frutinhas também têm chance de resultar em desconfortos digestivos. Para minimizar estes riscos, a dica é ingerir as bagas de Goji juntamente com outros alimentos.
A Goji Berry pode causar reações adversas?
A resposta é sim! Pelos motivos expostos acima e pelas razões relatadas nos próximos parágrafos, convém não abusar da dose diária máxima do fruto. Equilíbrio é fundamental, pois até mesmo o excesso de antioxidantes pode fazer mal.
Assim como necessita do ar, nosso organismo precisa, inclusive, de uma medida de radicais livres. Isto é, para não interferir nos processos naturais de nosso corpo, as vitaminas e minerais têm uma quantidade recomendada de antioxidantes.
Apontados como grandes vilões do bem-estar e da beleza, os radicais livres têm importância em várias funções no organismo. É o caso da reação inflamatória, que não pode ser inibida, pois se trata de uma resposta fisiológica normal.
No caso de um adulto saudável, por exemplo, a recomendação é que a ingestão diária de Goji Berry seja de, no máximo, três colhes de sopa (alguns especialistas afirmam que seriam duas). No entanto, havendo alguma condição específica de saúde, a dose dever ser reavaliada.
Cuide-se, e até breve!
Leave a Reply