No Brasil, é praticamente impossível encontrar Goji Berry in natura. Então, uma das melhores formas de aproveitar os benefícios do fruto que vem lá do outro lado do mundo é consumir o alimento desidratado. Hoje, você vai saber mais sobre essa frutinha poderosa. Dá uma olhada…
Sim, ela tem tudo para ser a best friend forever da sua dieta balanceada e da malhação. A Goji Berry é capaz de deixar não só o seu corpo mais bonito, mas também a sua saúde em dia, prevenindo várias doenças.
E outra boa notícia: 1 colher de sopa do fruto desidratado contém apenas 50 calorias. Acredite! Veja a seguir mais motivos para apostar na Goji:
1. Xô, gripe! Ainda mais agora nesse friozinho, quem não quer se proteger dessa infecção? Pois especialistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, perceberam melhor resposta à vacina antigripe entre cobaias mais velhas que tomaram uma bebida à base da fruta.
Isso mesmo. Ao serem expostas ao vírus da doença, as tais cobaias tiveram mais êxito porque a Goji Berry favorece a atuação das células que ativam o sistema imune que, por sua vez, combate as infecções.
Um resultado animador principalmente para os idosos. A questão é, nos próximos experimentos, verificar se esse público-alvo teria as mesmas vantagens ao apostar na fruta. Vamos torcer!
2. Boa visão – a Goji Berry contém carotenoides. Betacaroteno, luteína e, em maior concentração, zeaxantina são destaques dessa frutinha. A função deles? Prevenir problemas sérios de visão, como as doenças que prejudicam a mácula.
A mácula é a parte central da retina e tem como papel a captação dos detalhes do que vemos.
3. Prevenção do câncer – outro importante diferencial da Goji Berry desidratada é a quantidade de betacaroteno que ela oferece.
Para você ter uma noção, seis colheres de sopa da fruta, ou 100 gramas, trazem 7,4 mg desse nutriente; enquanto a mesma porção de cenoura, uma fonte famosa da substância, tem 4,7 mg de betacaroteno.
O betacaroteno, é bom lembrar, tem poder antioxidante, isto é, combate os efeitos dos radicais livres, responsáveis, entre outras coisas, por mutações celulares. Ou seja, contribui para evitar o surgimento de tumores.
4. Intestino nota 10! A Goji desidratada é rica em fibras, elementos importantes para o trânsito intestinal, evitando desconfortos como a prisão de ventre. Sem falar no prolongamento da sensação de saciedade que as fibras proporcionam, evitando ingestão descontrolada de alimentos.
Seis colheres de sopa de feijão, por exemplo, possuem 6,4 mg do nutriente; enquanto a mesma medida de Goji Berry oferece 7,4 mg de fibras.
5. Baixo Índice Glicêmico – a forcinha extra que a Goji Berry dá ao processo de emagrecimento está, também, no fato de ela somar ínfimos 29 pontos na escala de IG.
Ou seja, na escala de Índice Glicêmico, alimentos com menos de 50 são classificados de baixo IG. E se o seu objetivo principal é eliminar uns quilinhos, a Goji está com tudo em cima.
É que os produtos com baixo IG evitam que os níveis de glicose disparem. Com isso, o pâncreas não precisa liberar uma avalanche de insulina no sangue para dar conta do açúcar em excesso.
Lembrando que outra tarefa da insulina é estocar energia no corpo, inclusive na forma de gordura. Por isso, é importante dar prioridade aos itens com baixo IG.
A essa altura do campeonato, você pode estar se perguntando quanto deve comer para obter tantos benefícios? A resposta é simples: o recomendado é consumir 2 colheres de sopa de Goji desidratada diariamente, sem esquecer de equilibrar o resto da dieta, combinado?
Essa medida reúne 100 calorias. E outra dica é consultar sempre seu médico e um nutricionista antes de fazer alterações significativas na sua alimentação.
Então, o que não falta é razão para inserir de vez a Goji Berry desidratada no seu cardápio. Faça como os orientais, que há 6 mil anos descobriram o segredo da boa saúde e longevidade. Essa frutinha é um deles. Duvida?
Leave a Reply