Quando um alimento oferece uma grande variedade de benefícios à saúde, muito além de seu valor nutritivo, recebe o título de “superalimento”. A Goji Berry é um deles, e hoje você vai entender mais sobre sua composição.
Geralmente, para fazer parte desse grupo especial, o produto precisa ter ácidos graxos essenciais, fitoquímicos, antioxidantes e aminoácidos essenciais.
A Goji se destaca por ser rica em aminoácidos, vitaminas, minerais, polissacarídeos, antioxidantes e ácidos graxos insaturados. Para você ter noção desse poder, só de aminoácidos são cerca de 18. Fora as altas concentrações das vitaminas C, E, A e do complexo B (B1, B2, B6).
O poder imunoestimulante da Goji é acentuado também pela presença das vitaminas do complexo B. Sendo que estas ainda têm como função auxiliar na saúde do cérebro.
Informações nutricionais da Goji Berry*
*porção (1 colher de sopa)
- Energia: 48 calorias
- Proteínas: 1,8 g
- Gorduras: 0,3 g
- Carboidratos: 8,6 g
- Fibras: 1,6 g
E mais: a Goji Berry é a fruta com maior quantidade de vitamina C de que se tem notícia até hoje. Maior, inclusive, que a da laranja. Uma porção de 100 gramas dela contém 2 gramas de vitamina C, cujo consumo diário favorece o bem-estar geral, aumenta a energia e melhora o sono.
E não tem como falar da composição sem citar os benefícios da fruta asiática, mais conhecida pelos tibetanos como a fruta da longevidade. Devido à importante concentração de polifenois, como antocianina e revesratrol, ela protege o corpo do envelhecimento precoce.
A antocianina e o revesratrol ajudam a manter a pele saudável, favorecendo a suavidade cutânea e freando os sinais da idade.
Outra função dos polifenois encontrados na Goji é contribuir para a prevenção do câncer.
Entenda a composição e as vantagens da Goji Berry
No que diz respeito à perda de peso, essa frutinha avermelhada é uma parceira e tanto porque possui nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, que auxiliam no emagrecimento.
Razão extra que leva o fruto a beneficiar boa forma é a presença de arginina e glutamina entre seus compostos. São substâncias que atuam na liberação do hormônio do crescimento, importante no ganho de massa magra.
Frutas com pigmentos vermelhos, como a Goji, possuem ação oftalmológica graças aos carotenoides. Entre eles, a luteína e a zeaxantina, que previnem a degeneração macular senil, causa de cegueira nos idosos.
Por conter ácidos graxos, como o linoleico, a fruta originária das montanhas tibetanas auxilia na diminuição da taxa de LDL, o colesterol ruim.
Enquanto o betacaroteno presente nela protege a pele dos danos causados pelos raios solares. Mas nada de abandonar o filtro solar, certo?
Confira a seguir um resumo dos principais componentes e benefícios da Goji Berry:
- Zeaxantina e luteína: atuam na proteção dos olhos;
- beta-sisterol: tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol;
- triptofano: precursor de serotonina, seu consumo está ligado ao bom-humor e à alegria;
- é um estimulante potente, que auxilia no aumento da energia e na capacidade de concentração;
- por sua ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse;
- arginina e glutamina: participam da liberação do hormônio do crescimento (importante no ganho de massa muscular);
- polissacarídeos: inibem a absorção de patógenos intestinais, favorecendo a imunidade;
- vitaminas do complexo: contribuem para a formação das células protetoras (imunidade);
- ação antioxidante: promete facilitar a prevenção de doenças cardíacas e diabetes, entre outras;
- fitoquímicos (carotenoides, zeaxantina, luteína e antocianina): agentes anticancerígenos.
Para conquistar todos esses benefícios, o recomendado é consumir no máximo duas colheres de sopa de Goji Berry todo dia. Cada colher contém 50 calorias.
Um “superalimento” perfeito para potencializar os resultados da sua dieta balanceada e do seu programa de exercícios físicos. Experimente e comprove!
Leave a Reply