Ter frutas e verduras frescas em casa é uma mão na roda. Praticidade e alimentos sem agrotóxicos estão entre as vantagens. Para quem gosta de goji mas acha o preço dela ainda salgado, o post de hoje traz dicas sobre como plantar goji berry em casa.
O cultivo caseiro da goji em vasos ou no jardim não tem complicação e costuma ser muito satisfatório. Afinal, você poderá ter sem à mão seus próprios frutos a um preço mais em conta. Sem falar na beleza das bagas de cor vermelho vibrante.
Uma das opções de plantio é adquirir, em lojas especializadas, as mudas de goji já desenvolvidas. Para replantá-las, é preciso molhar suas raízes por imersão durante uma hora em água morna. Esta técnica permite tirar o ‘estresse’ da planta e facilitar sua adaptação ao novo local.
Lembrando que, antes de ser comercializada, é muito provável que a muda estivesse em um vaso apertado no viveiro. O que, para ela, é sem dúvida uma situação capaz de afetar a qualidade do transplante para outro lugar.
No Brasil, a planta pode ser cultivada em qualquer época. Mas é importante proteger as mudinhas do vento, sol direto e chuva em excesso, especialmente nas primeiras fases de seu desenvolvimento.
Em terras tropicais, a recomendação é dobrar os cuidados com a exposição das mudas ao sol, que deve ser controlada rigorosamente. Assim como a umidade da terra, que não pode ser encharcada de maneira alguma.
No geral, a goji resiste bem às baixas temperaturas sem perder sua fertilidade, inclusive quando é coberta pela neve, por exemplo.
Porém, em temperaturas abaixo de zero, o ideal é deixar as mudas de goji berry dentro de casa ou em estufa, devidamente protegidas.
Suas bagas amadurecem na primavera e podem ser colhidas, secas e aproveitadas o ano inteiro, do jeito que você quiser.
Conheça mais detalhes de como plantar goji berry em casa
- Prepare a terra cuidadosamente, separando uma parte dela e acrescentando adubo orgânico (estrume de gado ou esterco de coelho).
- Misture bem o adubo com a terra preta até obter uma consistência fofa.
- Com uma furadeira, faça vários furos no fundo de um vaso de plástico de tamanho similar a cinco ou 10 litros, sempre dando preferência aos maiores.
- Ao encher o recipiente de terra, deixe-o respirar por até três dias antes de fazer o plantio da goji berry. É necessário esperar a fermentação do esterco. Do contrário, a semente pode sofrer danos e ter seu crescimento comprometido.
- Mantenha uma porção de frutas de goji em uma vasilha com água mineral por uma noite. No dia seguinte, pegue uma delas com uma colher, corte-a ao meio com uma espátula e retire suas sementes.
- Com os dedos, fure a terra do vaso e coloque as sementes; feche os buracos da mesma maneira que os abriu.
- Jogue uma camada fina de adubo em cima dos furos. E sua pequena plantação de goji está pronta!
As sementes de goji brotam em 1 semana após a semeadura. Elas devem ser mantidas em solo úmido (sem encharcar) até mais ou menos 10 cm de altura, se for necessário transplantá-las para outro lugar.
Geralmente, o replantio acontece por volta de quatro meses depois de as sementes brotarem.
Também é possível usar as sementes de goji berry secas para fazer sua plantação caseira.
Um detalhe importante: separe as sementes e deixe-as imersas em água durante 24 horas para que elas reidratem.
Uma drenagem com bolinhas de argila expandida no fundo do vaso é outra dica para o desenvolvimento das plantinhas acontecer da melhor forma possível.
A goji berry é uma das mais queridas espécies de plantas entre as de toque sensível. Por isso, precisa de certa delicadeza em seu cultivo quando comparada a outras variedades.
É um arbusto muito bonito, cultivado há bastante tempo pelos chineses, enchendo as paisagens de leveza e excentricidade naturais.
Aproveite as dicas de como plantar goji berry em casa e desfrute dela você também!
Até a próxima!
Leave a Reply